• Laís Vargas

Seja mais produtivo com 5 hábitos simples e fáceis


Eu sou uma verdadeira viciada em produtividade. Se um dia você pegar meu celular e entrar na App Store, vai ver que eu já baixei todos os aplicativos relacionados à produtividade no trabalho.


Constantemente estou em busca de ferramentas para me auxiliarem nessa missão, mas aprendi uma coisa mega importante nesses últimos anos: não existe a ferramenta perfeita.


Ficar em busca do app ideal só vai gerar frustração.


Eu entendi isso há uns dois anos e sabe o que faço hoje em dia? Fico testando várias ferramentas… a que eu gosto eu uso durante o tempo que funcionar pra mim. Quando eu canso, enjoo ou simplesmente não quero mais usar, vou pra outra!


Pra mim o mais importante não é a ferramenta, mas sim ter algo para te ajudar no controle e deixar visível meu progresso diário.


Peter Drucker, pai da administração, falava que "tudo que é mensurável pode ser melhorado" e é exatamente por isso que as faculdades de negócios nos ensinam a criar metas SMART:


S (específico)

M (mensurável)

A (atingível)

R (relevante) T (temporal)


E foi seguindo esse conceito que criei a maior meta pessoal da minha vida:


REALIZAR 1 SONHO POR ANO NOS PRÓXIMOS 5 ANOS.


Falei sobre essa meta que coloquei na minha vida em meu último artigo no Linkedin - que você pode ler clicando aqui -, mas para eu realmente realizá-la segui à risca a técnica da meta SMART:


S - meta direta e super clara, sem firulas

M - 1 sonho por ano

A - preciso apenas de planejamento

R - relevante pro meu crescimento pessoal

T - realizar 5 sonhos ao final de 5 anos


Em 2019 eu decidi que seria mais produtiva e que só assim conseguiria levar o MINIMIZA para um novo patamar.


Primeiro passo: análise


O primeiro passo foi analisar onde eu estava perdendo mais tempo no meu dia. Em poucas horas percebi que 4 aplicativos eram os grandes responsáveis pela minha atenção:

  1. Gmail (e-mail corporativo e pessoal);

  2. Instagram;

  3. LinkedIn; e

  4. YouTube.

A partir daí vi que precisava ser mais assertiva na forma como consumia esses conteúdos e utilizava as plataformas.


Segundo passo: definição


Essa análise fez com que eu criasse 5 hábitos que foram inseridos na minha rotina rapidamente para que eu ganhasse em produtividade.


Eles têm funcionado MUITO bem pra mim. O mais legal foi que me adaptei rapidamente, não teve nenhum sacrifício, sabe? Testei, gostei e estou há mais de 6 meses assim.


Hábito #1

Desativar as notificações de e-mail


Eu não sei você, mas eu fico extremamente ansiosa quando chega um e-mail. Sempre fico com aquela ânsia de responder rápido. Vi que isso mais atrapalhava que ajudava, pois o que era muito urgente meus clientes acabavam me ligando e não esperavam eu resolver por e-mail.


Conclusão: desativei as notificações do meu gmail e entro de duas a três vezes por dia para verificar a caixa de entrada.


No início eu achava que estava sendo radical, mas logo percebi que não.


Verifico pela manhã (por volta das 10h), vejo novamente à tarde (entre 14h e 15h) e às vezes - só às vezes - olho no fim do dia (a partir das 18h).


Se a tarefa é realmente importante e precisa ser resolvida em pouquíssimo tempo, pode ter certeza que irão te mandar um WhatsApp cobrando…


Hábito #2

Desativar as notificações do Instagram e do LinkedIn


Fiz o mesmo com as minhas redes sociais favoritas: desativei 100% das notificações pop-up, ou seja, aquelas que surgem no seu celular quando a tela está bloqueada.


Os perfis que vejo muito no Instagram a própria rede social já entende meu comportamento e continua mostrando. A única coisa que tenho que fazer é dar likes nos posts desses perfis quando aparecem no meu feed, assim o Instagram sabe que aquele conteúdo é relevante pra mim.


No caso do LinkedIn foi um pouco diferente…


Quando eu saí na lista de Top Voices como uma das brasileiras mais influentes da rede em 2018, você deve imaginar a quantidade de mensagens e pedidos de conexão que recebo todos os dias desde então, né?


Para eu não me distrair a todo momento, desativei tudo! As notificações continuam, mas somente quando abro o app ou o site. Dessa forma eu entro em horários específicos nessas duas redes e não fico ansiosa em responder toda hora uma nova mensagem.


Faça um teste, juro pra você que é libertador!


Hábito #3

Criar sprints para seus projetos


O conceito de "sprint" ganhou força mundial depois do best-seller "Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias", do Jake Knapp.


Basicamente o autor descreve como uma ideia sai do papel e é testada pelas equipes multidisciplinares do Google em uma semana de trabalho. Em poucas palavras, o sprint consiste em 5 etapas, onde cada uma deve ser realizada em um dia:


Dia 1: entender o problema

Dia 2: desenvolver soluções

Dia 3: decidir qual é a melhor ideia

Dia 4: criar o protótipo

Dia 5: validar e testar

Fonte: https://medium.com/gobee/design-sprint-resumo-3a5b634bd311


É claro que eu não desenvolvo sozinha um novo projeto por semana, mas eu adaptei o conceito de sprint para minha realidade.


Em pouco tempo vi que se a minha mente está focada em um único projeto, meus resultados são potencializados. Isso porque estou pensando 100% naquilo, o que faz com que meu cérebro fique focado por mais tempo.

Quer um exemplo?


Não sei se você sabe, mas em junho lancei meu primeiro livro, o HACKEANDO O PPT. Para começar a escrever e parar de adiar o lançamento, decidi criar um sprint.


Comprei uma passagem para Santiago do Chile e passei 7 dias lá. Meu objetivo era conhecer a cidade e escrever: nada de WhatsApp durante o dia, nada de vídeos no Youtube, nada de e-mails. Foquei na escrita.


Resultado: voltei para o Brasil com 70% do livro escrito.


Em poucos dias, já em solo brasileiro, finalizei, revisei e lancei. Sim, meu primeiro livro demorou dois meses para ganhar vida (do momento que eu tive a ideia até seu lançamento).

Pode parecer loucura, mas ter a mentalidade de que é preciso entregar um projeto completo em apenas uma semana nos torna mais produtivos e focados.


Hábito #4

Ter uma grande meta por dia


O que estava acontecendo muito comigo era, no fim da tarde, ter aquela sensação de que não produzi nada e só procrastinei. Pode não parecer, mas sou uma pessoa que procrastina muito! Principalmente determinadas tarefas que são importantes, mas que acho chatas e vou empurrando com a barriga.


Para vencer isso, comecei a definir uma grande meta todos os dias.


Dessa forma eu sei que, mesmo se tudo der errado naquele dia, eu tenho UMA tarefa para finalizar. Isso faz com que eu priorize minhas tarefas de uma forma mais fácil e foque naquilo que é importante e não urgente.


Pensa comigo: uma meta por dia pode parecer pouco, mas seguindo essa linha você vai cumprir 5 grandes metas toda semana! Por exemplo: escrever um artigo para o LinkedIn é sempre uma grande meta do meu dia, isso porque:

  1. Demanda tempo, dedicação e foco;

  2. Aumenta minha autoridade na internet;

  3. Traz mais seguidores para o meu LinkedIn;

  4. Converto em clientes pro MINIMIZA.

Comece a definir sua "big task" todo dia pela manhã e veja como se sentirá motivado a concluir as outras tarefas menores ou mais operacionais.


Hábito #5

Ter sempre um app no celular


Talvez você prefira o papel ao digital - eu também gosto bastante de papel e caneta, você não está sozinho nessa -, mas a verdade é que ter um lugar para você anotar suas ideias 24 horas por dia é imprescindível.


Quando adotamos um caderninho para anotações corremos o risco de ter uma ideia super legal no exato momento em que o caderninho não está com você. Ou seja, uma ideia será esquecida em 3… 2… 1...


Como eu disse no início desse artigo, estou sempre buscando aplicativos para organizar minhas ideias de posts e artigos, além de planejar meu "to-do" semanal. Já usei Evernote, OneNote, Google Keep e o próprio bloco de anotações do iPhone.


O app em si pouco importa, você precisa testar para ver qual faz mais seu estilo e é mais fácil para utilizar.

Às vezes estou vendo um filme e lembro que no dia seguinte preciso "responder o cliente X sobre o assunto Y".


Na mesma hora - no meio do filme mesmo - eu pego meu celular, abro o app e anoto. Pode parecer ruim, mas já tiro um problema da minha cabeça.


Além do app, tenho um planner físico que ganhei de presente do pessoal da Crowd, idealizado pela Ana Cerizze.


Como sou uma pessoa muito visual, curto bastante ter um papel ao meu lado e uso esse planner em semanas que tenho muitas tarefas a realizar.


Terceiro passo: melhoria contínua


Depois que adotei esses hábitos, todos em 2019, vi minha produtividade aumentar significativamente. Claro que tudo é um processo e estou sempre buscando novas ferramentas e novos hábitos para ser cada vez mais produtiva.


Na semana passada iniciei o #DesafioDaDisciplina no meu instagram (@lais_vargas), com o intuito de potencializar esses hábitos e adquirir outros. O desafio consiste em, durante todo o mês de agosto, cumprir 6 tarefas básicas, incluindo academia, leitura e estudo. Todos os dias!


Esse compromisso público está me ajudando bastante, nada como ver meu dia rendendo mais e eu produzindo em alto nível. Se você quer que eu escreva um artigo contando essa experiência e como está meu progresso é só deixar nos comentários :)

Leia esse e outros textos no meu LinkedIn.


Assine a Newsletter Sem Firulas do MINIMIZA.