• Laís Vargas

Pare de inventar desculpas e realize seus sonhos de uma vez por todas


Durante muitos anos da minha vida deixei meus sonhos para depois.⁣ Eu tenho até vergonha de falar isso, mas decidi compartilhar minha experiência porque talvez você também seja igual a mim há alguns anos.


Por alguma razão eu ficava adiando realizar meus sonhos. Os deixava de lado como se, um belo dia, magicamente, todos se tornassem realidade.


Simplesmente eu inventava mil desculpas e colocava a culpa em outras pessoas por eu não estar realizando os meus próprios sonhos. Loucura, né? As desculpas que prevaleciam nos meus pensamentos eram sempre as mesmas:


"Preciso trabalhar mais"
"Não tenho tempo"
"Estou sem dinheiro"

Mas a verdade é que acontecia uma espécie de auto-sabotagem no meu cérebro e eu procrastinava tudo. Sabe aquela velha história da dieta, com o lema “na segunda-feira eu começo”? Então, eu fazia isso com todos os SONHOS DA MINHA VIDA!⁣


Um belo dia resolvi listar meus sonhos.


Era início de 2016, estava com 28 anos e percebi que tinha realizado pouco na vida. E olha que meus sonhos nem eram tão impossíveis assim… nunca mostrei essa lista pra ninguém, mas nomeei como "8 coisas que quero fazer antes de morrer":


Após criar a lista, ainda demorei alguns meses para tomar uma atitude. O primeiro passo é sempre o mais difícil, né? Sair da inércia é f*d@...


Até que, no final de 2016, decidi priorizar a realização dos meus sonhos. Afinal, a maior parte deles só dependia de mim! ⁣Naquele momento defini a minha maior meta pessoal para os próximos 5 anos:


Realizar um sonho por ano!

Ou seja, no médio prazo eu já teria realizado mais da metade dos sonhos listados - e lá fui eu planejar um sonho por vez. Sabia que com um pouquinho de planejamento as desculpas que eu inventava lá atrás não seriam obstáculos.


Em 2017 comecei essa missão. No dia 16 de janeiro embarquei sozinha para a Amsterdam. Era minha segunda vez na Europa, porém minha primeira viagem sozinha. Minhas férias duraram 24 dias, nos quais passei 18 sozinha.


Conheci Amsterdam, Bruxelas e Paris por conta própria. Planejei 100% da viagem e tomei todas as decisões durante esse tempo: passagens de trem, reserva de hoteis, passeios turísticos, chip de internet…


Até que, para encerrar a viagem, decidi encontrar grandes amigos que estavam morando em Barcelona há poucos meses. Me senti em casa de novo. Durante esse período fiz uma espécie de diário: todos os dias, antes de dormir, eu escrevia sobre o meu dia, as impressões sobre a cidade e tudo que eu achava interessante.


Comprei esse caderno em Veneza, Itália, um ano e meio antes. Eu ainda não tinha escrito absolutamente nada nele, pois estava aguardando uma oportunidade especial. Guardo esse caderno até hoje com carinho.

Em 2018, no fim de janeiro, decidi realizar dois sonhos de uma vez.


Embarquei para Orlando, Flórida, para ficar duas semanas nos parques da Disney e da Universal. Fui com meu irmão caçula - e na época nem éramos sócios ainda, afinal começamos o MINIMIZA dois meses depois dessa viagem.


Na Universal conheci os parques do Harry Potter (se você não sabe, sou muito viciada na saga e, inclusive, tenho duas tatuagens temáticas). E foi incrível dividir esse momento com o meu irmão, já que ele também ama Harry Potter por minha causa. Pode parecer pequeno, mas o universo construído pela J.K. Rowling me tornou uma leitora melhor ainda criança.


Ainda no Brasil compramos os ingressos para um jogo da NBA, meu terceiro sonho. O que eu não sabia era que o meu time, Los Angeles Lakers, estaria na cidade. Não só comprei os ingressos, como ficamos em um dos melhores lugares! Apenas 14 fileiras nos separam da quadra.

Agora o próximo passo é assistir o Lakers em um jogo de playoff :)


Para 2019 decidi priorizar meus sonhos mais antigos, aqueles que tomam meu coração desde que sou criança. No fim de janeiro, no auge do inverno nova iorquino, embarquei para "a cidade que nunca dorme".


Nova York sempre apareceu nos meus filmes e séries favoritos, a cidade que eu mais queria conhecer no mundo! Dessa vez o MINIMIZA já existia e o Breno foi comigo, porém decidimos tirar merecidas férias por 18 dias para aproveitar 100% a cidade.


Teve neve, teve Brodaway, teve jogo da NBA, teve Super Bowl e teve frio. Muito frio.


Chegamos a pegar uma sensação térmica de 24 graus negativos, mas valeu a pena cada segundo! NYC é tudo que eu sempre sonhei e a minha vontade é voltar todos os anos.


E, para finalizar, recentemente realizei meu sonho mais antigo: escrever um livro.


Ainda criança eu lembro que dizia para mim mesma que escreveria um livro. Não era apenas da boca pra fora, era uma certeza. Mas a Laís adulta foi deixando o tempo passar…


Ao ter a ideia do meu livro, em meados de abril, comprei uma passagem para Santiago do Chile e fiquei lá durante 7 dias focada em escrever. A Laís criança sempre imaginou que escreveria o livro fora do Brasil e foi o que fiz.


Voltei com 80% do livro escrito e o finalizei no Brasil. Em menos de um mês o livro foi planejado, escrito e lançado.


Quando temos um objetivo claro e sangue nos olhos, o impossível se torna possível.

Lembra da minha meta? Realizar um sonho por ano… então, em apenas 3 anos realizei 5 sonhos e agora faltam apenas 3 daquela minha lista inicial:


Eu sei que o último não depende só de mim e parece impossível, mas em breve vou pensar em alguma estratégia para torná-lo possível, pode apostar ;)


A gente inventa um monte de desculpa para não realizar algumas coisas porque a zona de conforto é... confortável.


É mais fácil não fazer nada do que correr atrás do duvidoso.⁣ Mas posso te falar uma coisa? Realizar um sonho é bom pra c@r*lh0!!! ⁣


Em apenas 3 anos aprendi muito sobre determinação, foco e disciplina (muito mais do que na minha vida inteira).


Tudo isso porque resolvi priorizar o que realmente importa pra mim. Realizar sonhos não é apenas riscar uma lista, é viver novas experiências, ter senso de responsabilidade, planejar com o pé no chão e correr atrás daquilo que queremos! É se colocar em primeiro lugar.


Está cada vez mais claro pra mim que o mais importante é investir em experiências de vida. Percebi que o SER é muito mais incrível que o TER e que o melhor ainda está por vir. É só o começo!


E você? Vai tirar a bunda da cadeira e realizar um sonho em 2019 ou prefere continuar na zona de conforto?

Leia esse e outros artigos no meu LinkedIn.


Assine a Newsletter Sem Firulas do MINIMIZA.