• Laís Vargas

O gordinho do outfit é o rei do camarote da nova geração?

Updated: Jun 26, 2018


Eu não sei quanto de vocês viram o meme do Outfit. Pra ser sincera, eu vi há poucos dias, fiquei horrorizada e chorei por horas dentro do meu banheiro.


Tá bom, isso não é verdade. O fato é que eu fiquei impressionada com os vídeos "quanto custa o outfit", mas no fundo era algo que eu já sabia que aconteceria mais cedo ou mais tarde. Porém, antes de falar sobre isso, vamos ao meme (para você que não abriu o YouTube na última semana).


No YouTube tem um canal brasileiro chamado Hyped Content. É um canal com apenas 11 vídeos, pouco mais de 60.000 inscritos e que, basicamente, fala sobre tênis e o que está na moda. Claramente voltado para o público masculino.


Há 2 semanas esse canal postou um vídeo chamado "Quanto custa o outfit - Ep. 1" e simplesmente bombou! Em um canal onde os vídeos tinham poucas visualizações, esse tomou outras proporções e atingiu 2 milhões de views.


Mas que diabos é "outfit"?


Traduzindo do inglês, seria algo como "a roupa do momento". Com esse mundão globalizado, todos nós sabemos quanto custa determinado tênis da Nike, um relógio da Tag Hauer e um casaco da Tommy Hilfiger. Quem tem acesso a internet sabe muito fácil, ou seja, MUITA GENTE!


A grande questão aqui é que o vídeo mostra adolescentes de 13 anos com "outfit" de quase 40 mil reais.

Você não leu errado e nem eu me equivoquei. Somando os valores do boné, camisa, casaco, cueca, cinto, calça, meia, tênis, relógio e carteira, tem muito jovem aí com looks absurdos e que chegam a custar um carro popular!


Há uma semana saiu o episódio 2 no canal Hyped Content e já conta com 3 milhões de visualizações. Um dos protagonistas desse segundo vídeo é o último a aparecer nesse episódio, um garoto que está sendo chamado de "gordinho do outfit". E tem alguns motivos para ele estar com tanto destaque:

  1. Claramente ele é um menino de 12 ou 13 anos;

  2. Ele não é um daqueles gênios que inventam produtos ou criam apps, logo o dinheiro não é dele;

  3. Mesmo o dinheiro não sendo dele, o menino fala "paguei 500 reais" ao se referir a determinada peça de roupa (sim, com o verbo em primeira pessoa, como se o dinheiro fosse uma conquista dele e não dos pais); e

  4. O "outfit" mais caro foi o dele! Considerando os episódios 1 e 2, o outfit mais caro custa R$ 39.090,00 e é dele!

Se você não assistiu o vídeo, sinto informar que o canal Hyped Content retirou os 11 vídeos do ar, incluindo os dois episódios do outfit. Mas tem muitos "reacts" no YouTube:



Ontem, ao abrir o YouTube antes de dormir - sempre assisto alguns vídeos à noite - vi que inúmeros canais grandes estavam falando sobre o menino e sobre a modinha do outfit. Todos os youtubers pareciam perplexos com essa realidade.


Tá, mas afinal aonde eu quero chegar?


Depois de conversar com alguns amigos próximos sobre o assunto e assistir pessoas reagindo aos vídeos chocados, lembrei num piscar de olhos do rei do camarote. Vocês lembram dele?


A Revista VEJA São Paulo, em 2013, fez uma matéria com o empresário Alexander de Almeida, paulistano que durante a entrevista à revista falou sobre os "mandamentos" necessários para quem quer se tornar o rei do camarote: roupas de marca, carros de luxo, bebidas importadas, entre outros.


Se você não lembra dele ou nunca viu, assista o vídeo clicando aqui: "10 mandamentos do rei do camarote", postado no canal do YouTube da VEJA São Paulo.



O rei do camarote virou piada no Brasil inteiro!


Entretanto, a GRANDE diferença entre o rei do camarote é o gordinho do outfit é que o "rei" usa o próprio dinheiro, já que é empresário. Sendo dono do próprio nariz, trabalha, ganha dinheiro e gasta como quiser. Já o menino do casaco laranja...


Mas você concorda que o gordinho do outfit vai herdar a empresa da família? Essa grana toda pode não ser dele hoje, mas será um dia, quando ele chegar na idade do rei do camarote e quiser gastar R$ 50.000,00 na "balada" e alguns milhões comprando uma Ferrari.


O gordinho do outfit é o rei do camarote de amanhã?


Daqui a 30 anos, o gordinho estará a frente da empresa dos pais, continuará tendo uma vida muito acima da média do brasileiro, vai continuar ostentando roupas caras, carros caros e 'baladas' caras.


Que tipo de cidadão os pais de hoje estão criando? Que tipo de pai você será amanhã?


Leia esse e outros artigos no meu LinkedIn.