• Laís Vargas

Meus 10 livros preferidos do mundo dos negócios


Sempre fui apaixonada por livros. Lembro da época que estava aprendendo a ler e minha diversão era conseguir ler uma frase do outdoor antes que o sinal abrisse e minha mãe acelerasse o carro.


Quando eu conseguia ler a frase completa, era explosão de felicidade! Uma pequena vitória todo dia, eu diria.


Depois comecei a ler os livros maiores, acima de 100 páginas, por volta dos meus 8 anos de idade (o primeiro foi O Menino do Dedo Verde). Dali em diante devorei algumas centenas de livros, mas aprendi a largar alguns pelo caminho também…


escrevi um texto contando sobre o fato de eu não ter pena de abandonar livros (ao contrário de muitos amigos e profissionais que conheço). Se eu não estou curtindo, eu abandono mesmo e escolho outro livro para começar.


Sou aquele tipo de pessoa impaciente, sabe? Eu canso muito rápido das coisas, então preciso estar sempre em busca de algo novo, que me dê tesão em continuar.


E por que estou falando tudo isso?


Essa semana embarco para Santiago com o objetivo de escrever meu primeiro livro! Ficarei 7 dias em terras chilenas totalmente focada na escrita - e conhecendo a cidade, claro!


O meu primeiro livro será sobre apresentações, assunto que estudo há quase 10 anos e que fez com que eu me destacasse nas empresas em que trabalhei, como Colgate e L'Oréal.


No meio do caminho li muitos livros sobre empreendedorismo, marketing e o mundo dos negócios.


Então resolvi compartilhar meus 10 livros preferidos, aqueles que me ajudaram a chegar até aqui como uma empreendedora de primeira viagem um pouquinho mais preparada e que está se redescobrindo profissionalmente a cada dia.


No final desse texto, vou te contar uma novidade! Agora dá uma olhada no meu Top 10 livros de negócios (em ordem alfabética):

A lógica do consumo

Autor: Martin Lindstrom

Martin Lindstrom é o cara que me transformou em uma apaixonada por neuromarketing e o único autor com dois livros nessa lista! Lindstrom é referência quando juntamos ciência e marketing.


No livro "A lógica do consumo", ele revela resultados impressionantes de pesquisas realizadas para que as marcas pudessem entender como funciona a mente do consumidor.


Livro imprescindível para quem trabalha com processo de compra, tomada de decisão e pesquisa de mercado.


Palavras-chave: neuromarketing, consumidor, pesquisa, marketing.



Bilionários

Autor: Ricardo Geromel

Repórter da Forbes e atual sócio da StartSe, Geromel é brasileiro, mas sua trajetória profissional inclui os 5 continentes do mundo.


Em "Bilionários", o administrador mostra ao leitor o que as pessoas mais ricas do mundo têm em comum além da quantidade de zeros na conta bancária.


Se você tem curiosidade em saber os rituais de grandes empresários, Geromel reuniu neste livro todos os insights que teve durante 5 anos entrevistando bilionários.


Palavras-chave: empresários, ritual, empreendedorismo, Forbes.


Brandsense

Autor: Martin Lindstrom


Esse é o melhor livro de branding que eu já li em todo a minha vida!


Sou suspeita para falar do Lindstrom, como disse anteriormente, mas "Brandsense - a marca multissensorial" é uma obra de arte!


Nesse livro o autor mostra a importância de uma marca explorar os 5 sentidos para o processo de branding.


Leitura indispensável para quem trabalha com marketing ou tem sua própria empresa.


Palavras-chave: branding, comunicação, sentidos, construção de marca.




Invasão de campo

Autora: Barbara Smit


Pouca gente sabe, mas sou pós-graduada em Gestão & Marketing Esportivo pelo IBMEC.


Joguei basquete por mais de 10 anos, sou apaixonada por esportes e "Invasão de campo" é o meu livro preferido do mundo esportivo.


Nele, a autora conta a história da Adidas e aconteceu a criação da Puma, empresas alemãs de dois irmãos que brigaram feio após a morte do pai.


Quem é fã de esporte não pode deixar de ler esse livro em que Barbara Smit traz uma série de curiosidades dos bastidores de Copas do Mundo, Olimpíadas, negociações milionárias e muita briga em família.


Palavras-chave: esportes, Adidas, Puma, marketing esportivo.

Oportunidades disfarçadas

Autor: Carlos Domingos


Em "oportunidades disfarçadas", o brasileiro Carlos Domingos conta a história de empresas gigantescas que passaram por adversidades que a gente nem imagina!


Dividindo os capítulos em curtas histórias, o publicitário fala sobre como os líderes de grandes empresas conseguiram enxergar oportunidades em situações inusitadas.


Entre as quase 200 histórias, estão empresas como Sony, 3M, Swatch, Coca-Cola e Avon.


Se você tem curiosidade para saber como grandes produtos e marcas surgiram no mercado, esse livro vai fazer com que você tenha vontade de compartilhar essas descobertas com todos à sua volta.


Palavras-chave: marketing de produto, estratégia, branding, empreendedorismo.

Outliers - Fora de série

Autor: Malcolm Gladwell



Talvez esse seja o meu livro preferido dessa lista.


Ao ler "Outliers", há mais ou menos 10 anos, fiquei tão encantada com o trabalho de Gladwell que acabei lendo todos seus livros.


Outliers é uma expressão para nos referirmos a pessoas fora da curva, aquelas que se destacaram absurdamente no meio que trabalham.


Em uma pesquisa profunda, Gladwell desvenda o "segredo" por trás do sucesso de pessoas como Michael Jordan, The Beatles, Bill Gates e Mozart… um livro realmente sensacional e fora de série!


Palavras-chave: pesquisa, talento, treinamento, outliers.

Rebeldes têm asas

Autor: Rony Meisler


Se tem uma marca brasileira que eu sou fã de carteirinha é a Reserva.


O trabalho de comunicação e branding das empresas do Grupo é simplesmente fantástico e o CEO Rony Meisler conta algumas das histórias mais inusitadas da marca nesse livro.


Ao longo de 10 anos muita coisa aconteceu e Rony decidiu compartilhar seus ensinamentos a partir dos erros e acertos que o Grupo Reserva enfrentou em uma década de vida.


O livro não é apenas incrível, mas também lindo! Tenho certeza que você vai querer deixá-lo em sua mesinha de cabeceira só para admirar a diagramação fantástica de suas páginas.


Palavras-chave: gestão, comunicação, marketing, limão & limonada.

Roube como um artista

Autor: Austin Kleon


Essa obra-prima da criatividade é o livro mais recente que li dessa lista (e eu não faço a menor ideia porquê demorei tantos anos pra ler).


Austin Kleon é um gênio que consegue simplificar seus pensamentos em poucas palavras e até em alguns desenhos.


Até agora, foi o livro mais importante que li em 2019, aquele que abriu minha cabeça para novas ideias e novas formas de enxergar o mundo.


O livro é curtinho e indico para todo mundo que entende que a criatividade é o caminho mais divertido para chegar onde você deseja.


Palavras-chave: criatividade, ousadia, out of the box, comunicação.

Sonho grande

Autora: Cristiane Correa


Quem me conhece sabe que eu amo biografias!


Já li de atletas, cantores, personalidades e, principalmente, de grandes empreendedores.


"Sonho grande" conta a história do trio da Ambev e as características peculiares de gestão que são a marca registrada de Telles, Sicupira e Lemann.


Cristiane Correa, ex-jornalista da revista Exame, largou o mundo editorial para escrever esse livro brilhante, sem dúvidas uma das melhores biografias que já li.


Palavras-chave: gestão, empreendedorismo, sociedade, biografia.


Transformando suor em ouro

Autor: Bernardinho

O mundo dos negócios e o mundo dos esportes têm aspectos muito parecidos, na minha opinião: liderança, trabalho em equipe, pressão, disciplina, foco, comunicação, garra, metas e resultados.


Em "transformando suor em ouro", o técnico e empresário Bernardinho, famoso pelo jeito explosivo nas quadras, compartilha os bastidores das seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei, destacando sua forma única de gestão de pessoas-atletas.


Uma verdadeira aula de liderança e uma grande inspiração para as novas gerações de atletas e líderes.


Palavras-chave: esportes, gestão de pessoas, disciplina, liderança.


Por que eu fiz essa lista?


Criei essa lista para compartilhar um pouco das minhas grandes referências do mundo dos negócios. Escolher apenas 10 livros não foi nada fácil e deu vontade de reler todos eles!


Agora quero te convidar a baixar o primeiro e-book gratuito do MINIMIZA, minha empresa de apresentações. Na segunda-feira, dia 06 de maio, enviarei o e-book em primeira mão para quem assinar nossa Newsletter Sem Firulas.



Toda segunda enviamos um e-mail divertido - eu juro que não é um textão chato igual um monte de newsletter que você recebe por aí - com novidades e dicas sobre apresentações. Não tem spam porque eu também odeio!


Então para receber o e-book "Como fazer apresentações sem firulas: 10 dicas para turbinar seus slides", clique aqui para se cadastrar na Newsletter Sem Firulas e receba antes de todo mundo!


Vou adorar saber qual é o seu livro de negócios preferido. Me conta nos comentários? :)

Leia esse e outros textos no meu LinkedIn.


Inscreva-se na Newsletter Sem Firulas clicando aqui.