• Laís Vargas

6 ferramentas gratuitas para ajudar na sua próxima apresentação

Updated: Jun 26, 2018


Fonte: Visual Hunt

Em minhas palestras “Apresentações de Alto Impacto”, sempre falo que o software que escolhemos para criar a apresentação é indiferente. Tanto faz usar Keynote, PowerPoint, Prezi, Google Slides e por aí vai... cada um tem seus prós e contras.


Independente do software que você usa, existem várias ferramentas e sites que eu utilizo na construção das minhas apresentações. Resolvi listar 6 delas, uma de cada assunto, mas todas importantes.


Antes de começar essa lista, vale lembrar que essas ferramentas não fazem milagre (infelizmente)!


É importante que você tenha claro que elas auxiliam na construção visual da sua apresentação, mas o roteiro e o planejamento são fundamentais para seu sucesso como eu já disse nesse texto aqui.


Essas 6 ferramentas têm cunho totalmente visual, ou seja, se você acha que seus slides são feios, essa lista vai te ajudar muito ;)


1- THE NOUN PROJECT

[ www.thenounproject.com ]


Esse é o meu site preferido há anos! Sabe quando você precisa tornar sua apresentação mais visual, mas não sabe como? Então, há alguns anos eu descobri que poderia falar muita coisa através de ícones, eles são tipo os "emojis dos slides".


The Noun Project possui todos os ícones que você possa imaginar!


A tela inicial é parecida com a busca do Google: você digita o ícone que deseja (em inglês) e ele mostra uma lista interminável de ícones de diferentes designers.


Ao escolher determinado ícone, clique na opção “png” para fazer o download do ícone nesse formato (fundo transparente), selecione a opção “creative commons” e pronto! Salve o ícone e insira na sua apresentação.


O site tem uma versão paga, em que não aparece o nome do profissional que criou o ícone ao fazer o download, mas até o momento não senti necessidade de pagar por esse serviço.

Ao criar um slide, pense se o que você está escrevendo pode ser substituído por um ícone.


2- VISUAL HUNT

[ www.visualhunt.com ]


O Visual Hunt é um banco de imagens 100% gratuito e muito intuitivo. A tela principal também lembra o Google, você simplesmente digita o que você quer (em inglês) e os ícones aparecem na sua frente!


Um recurso interessante é você escolher uma cor base. Você pode digitar o que está procurando e escolher a cor predominante da imagem. Dessa forma o resultado da sua busca será monocromático, o que é bem legal quando você tem uma paleta de cores específica para construir seu ppt.


Você ainda pode fazer download em 6 tamanhos, como você pode ver no print screen a seguir.

Geralmente eu faço download na resolução 3200 x 1643 e é mais que o suficiente. A foto de capa que uso no meu perfil do LinkedIn é do Visual Hunt :)

Se você cria suas apresentações com fins comerciais, tome cuidado ao usar imagens do Google e não fornecer os devidos créditos.

3- GIPHY

[ www.giphy.com ]


Se você é igual a mim e ama um GIF, esse é o site perfeito!


No GIPHY você digita – também em inglês – o GIF que você quer e só isso! Vai aparecer uma página cheia de GIF de acordo com a sua pesquisa e você só precisa escolher o seu preferido entre tantas opções legais.


Fazer o download não é um bicho de 7 cabeças! Vamos ao passo a passo:

  1. Selecione o GIF escolhido;

  2. Clique em “copy link” e abrirá a janela “links” automaticamente;

  3. Escolha a opção GIF link e copie na sua apresentação.

Para copiar o link é bem fácil. Insira como se fosse uma imagem da web e pronto! Lembrando que alguns formatos não aceitam GIFs, como PDF, por exemplo.

O software que acho mais fácil para inserção de GIF é o Google Apresentações, que é a ferramenta do Google Drive para criação de slides.

4- TOOL STUDIO

[ www.toolstud.io/color ]


Esse é um site pouco intuitivo e até meio feinho, mas muito útil. Ele tem muitas funcionalidades de conversão em geral (calculadora, formato de arquivos etc.), mas eu uso apenas para descobrir o pantone das cores.


Muitas vezes, ao analisar o brand book de um cliente, encontro apenas o CMYK ou o código da cor (aquele que começa com um #), mas não sei qual é o RGB.


E por que isso é importante?


Quando você usa o código da cor - ou CMYK ou RGB – você tem a cor exata do cliente, do produto e do logo.

A cor é muito importante para fazermos associações diretas com a marca e usar o pantone correto é o primeiro passo.

Por isso, recorro com frequência ao Tool Studio. Basta digitar o código da cor e ele fornece, na hora, o RGB para você copiar no seu software. Muito simples!


O mesmo acontece se você quiser descobrir o CMYK de determinada cor (com a mesma facilidade, é só alterar no menu do site, na opção “Color”).


Pode parecer bobagem, mas nós fazemos associações inconscientes com as marcas: em que você pensa quando falo as cores vermelho e amarelo? Qual banco é laranja?


Entendeu por que seguir as cores institucionais é importante?


5- EASEL.LY

[ www.easel.ly ]


Descobri o Easel.ly recentemente porque tive a ideia de criar um infográfico específico para uma apresentação, mas não achei um template nem imagem na internet como eu queria.


Essa é uma ferramenta incrível para quem precisa inserir muitos dados em uma apresentação, isso porque os infográficos são totalmente personalizados, você pode criar do zero ou a partir de um modelo existente e traz um visual muito legal para os slides.


A ferramenta não está disponível em português, mas tem uma série de línguas para escolher (inclusive inglês e espanhol). De qualquer forma, o site é bastante intuitivo, tenho certeza que as pessoas que não dominam outra língua terão resultados incríveis.



Você pode alterar cores, ícones, textos... enfim, os infográficos já existentes são 100% editáveis e você ainda pode criar o seu apertando o botão “empty template”.


6- SOAP

[ www.soap.com.br ]


A State of the Art Presentations – ou simplesmente SOAP – é uma empresa especialista em criar apresentações e oferece diversos cursos, entre eles de Storytelling, desenvolvimento de roteiro e treinamento do apresentador.


Atualmente o foco da empresa está nos cursos oferecidos, a maioria deles presenciais e com duração igual ou superior a dois dias. Tive oportunidade de conhecer de perto o trabalho da SOAP quando trabalhei na L’Oréal e contratei o serviço de apresentação duas vezes.


O que muita gente não sabe é que no próprio site a SOAP disponibilidade templates em PPT totalmente gratuitos, além de materiais ricos de informação para fazer download em PDF.

Além de se inspirar, você ainda consegue usar alguns ícones e imagens nas suas apresentações.

No menu do site, clique em “Downloads” e depois selecione “Template”. Depois disso você só tem que preencher alguns dados pessoais e, em poucos segundos, o material estará em seu e-mail.


A SOAP foi minha grande inspiração para a criação do MINIMIZA, empresa que co-fundei recentemente com o meu irmão para criar apresentações de alto impacto para empresas, empreendedores, professores e palestrantes.


Você já utiliza alguma dessas ferramentas para criar suas apresentações? Se você usa alguma que não citei, vamos bater um papo! Quero saber como você cria seus slides.

Leia esse e outros artigos no meu LinkedIn.