• Laís Vargas

6 dicas para gerar negócios no LinkedIn e começar 2020 decolando



Ontem saiu a nova lista com os Top Voices 2019 e passou um filme na minha cabeça. Há pouco mais de um ano eu estava na lista e sei a loucura que é!


Ser reconhecido como Top Voice não é sobre ser influente na plataforma ou fazer posts que viralizam… eu vejo o LinkedIn como uma rede de negócios e, quem entende isso, sai na frente.


Como Top Voice a responsabilidade aumenta, o conteúdo precisa ser de altíssimo nível, tem que ter inteligência emocional para lidar com os haters, se preocupar com o outro e responder um grande número de pessoas todos os dias.


Se você ainda tem dúvida se o LinkedIn funciona, posso te garantir que sim!


E não falo isso porque sou Top Voice não… antes de sair a lista de 2018, montei a minha empresa e, inicialmente, minha estratégia comercial estava 100% focada no LinkedIn. Sabe o que aconteceu?


Minha empresa de apresentações deu tão certo que pedi demissão em apenas dois meses e mergulhei de cabeça no mundo digital.

A Laíze Damasceno - também Top Voice 2018 - e eu conversávamos esporadicamente no LinkedIn e nos conhecemos pessoalmente em setembro de 2018. Algumas semanas depois estávamos entre os 20 brasileiros mais influentes da rede naquele ano.


Paramos pra analisar tudo que tinha acontecido e como o LinkedIn fez parte da minha empresa e da empresa da Laíze. Quantos negócios geramos por meio dessa rede… quantos clientes foram atendidos… quantas conexões que se tornaram amigos…


Pode parecer louco, mas a Laíze e eu não usamos robô e nenhum outro artifício para automatizar e responder todo mundo e criar conteúdo constantemente.


Você acha que temos equipe? Não… nós mesmas cuidamos de nossos perfis (ninguém tem a senha do meu LinkedIn, eu hein).


Grande parte dos resultados financeiros que tive no MINIMIZA e ela no Marketing de Gentileza foi graças ao LinkedIn e à estratégia que utilizamos para gerar oportunidades de negócios.


O grande lance foi que, rapidamente, percebemos que utilizamos estratégias muito parecidas para destacarmos nossa marca profissional e - o mais importante - temos valores muito parecidos.


"Não existe negócio bom com pessoas ruins"

Ouvi essa frase de um cliente há algumas semanas e concordo totalmente!


O B2B e o B2C já eram! Agora todos os negócios são H2H (human-to-human). Por mais clichê que isso pareça, não existe sucesso sem os boletos pagos.


Então resolvi compartilhar com você - que entende que o LinkedIn é a principal rede social do mundo dos negócios - 6 dicas para que você consiga criar grandes oportunidades e começar 2020 com o pé direito.


Além das dicas, vou disponibilizar algumas aulas totalmente gratuitas do novo curso que a Laíze e eu construímos juntas:



Dica #1

Encare o LinkedIn como parte do seu trabalho


No início da minha empresa eu passava cerca de 10 horas no LinkedIn todos os dias. Diminuía a frequência aos finais de semana, mas não deixava de interagir e postar.


Nos primeiros meses escrevendo cheguei a publicar 3 artigos por semana, tudo isso porque levei o LinkedIn a sério e não como mais uma rede social para ficar perdendo horas olhando o feed…


Se você quer se destacar em uma rede com mais de 40 milhões de perfis brasileiros, não tem como continuar fazendo a mesma coisa que todo mundo faz.

Dica #2

Encontre o equilíbrio entre planejamento, interação e consistência


Não é apenas um segredo, são três... é imprescindível equilibrar esses três pilares para que as pessoas te conheçam, saibam o que você faz e tenham interesse em interagir.

Planejamento + Interação + Consistência
  • Ninguém tem muito tempo livre, mas sem um bom planejamento você não vai conseguir se dedicar nem uma horinha por dia…

  • De que adianta fazer um post e "sair correndo" (ou seja, não responder ninguém)?

  • Será que as pessoas vão continuar entrando no seu perfil e acompanhando seu trabalho mesmo criando só um post por semana?


Planeje sua rotina no LinkedIn: insira a plataforma no seu dia a dia, assim como faz com a academia, com as aulas de inglês ou com a pós-graduação.


Tente responder o máximo de pessoas possível!

Às vezes é difícil, mas lembre-se que, do outro lado da tela, tem uma pessoa que investiu um tempo para te escrever.


Posso te garantir que a consistência é a base de tudo! Utilize seu tempo da melhor forma possível (ou fique vendo stories dos 'gurus de marketing digital' no Instagram, a escolha é sua...).


Dica #3

Nunca se esqueça do tripé de sucesso


Todos nós somos um produto e todo produto tem uma marca, certo? É fundamental trabalharmos nossa marca profissional no LinkedIn transmitindo quem nós somos de verdade.


A maioria das pessoas chegará no seu perfil através do conteúdo interessante e bem escrito que você vai produzir. Invista tempo pesquisando sobre os temas de seu interesse, nas pautas e no tipo de interação que as conexões terão.


E, o mais importante de tudo, crie relacionamentos verdadeiros! De uns tempos pra cá senti que a palavra "networking" ficou meio banalizada…

O LinkedIn é feito por pessoas! Não é à toa que, quem é seu "amigo" aqui, é chamado de "conexão".

Faça juz à palavra e conecte-se com profissionais de diferentes segmentos, troque experiências e explore novos mercados. Sem relacionamento você não vai a lugar nenhum...


Dica #4

Apresente sua marca para o mundo


Aqui eu não estou falando da empresa que você trabalha, tô falando de marca profissional mesmo. Como as pessoas te enxergam? Qual imagem você está passando?


Trabalhar a sua marca profissional não é sobre aparência, é como você se apresenta para o mundo. Laíze e eu nos referimos a esse termo como um conjunto de estratégias necessárias para mostrar o seu diferencial no mercado.


Para saber um pouco mais sobre o assunto, disponibilizamos uma aula do módulo 2 para que você tenha a visão geral do roadmap que criamos. Esse roadmap está dividido em 6 etapas para você organizar sua marca profissional e começar a dar vida a ela.




Dica #5

Produza um conteúdo transformador


Se eu pudesse te falar apenas uma coisa, seria essa: não poste pensando nos likes! É claro que ter like é legal, mas foque no poder transformador que o seu conteúdo tem para as suas conexões.


Explore os diferentes formatos do LinkedIn e teste os que dão mais resultado e que você se sente mais confortável. Não importa qual é seu preferido: artigo, post, vídeo, foto, tanto faz… diversifique seu conteúdo!


Não custa nada lembrar, mas fique de fora das polêmicas.


Na internet a polêmica gera engajamento. Talvez você acabe entrando em algumas e isso é normal, mas cuidado pra não fazer com frequência (essa atitude pode acabar com a construção da sua marca).


Uma estratégia bem legal que a Laíze criou foi do "conteúdo 80/20" que você pode aplicar desde já. Ou seja, de todo conteúdo que você produzir, venda em apenas 20%, nos outros 80% se preocupe apenas em gerar valor para suas conexões…


Assista uma aula do módulo 3 do curso Decola em 30 no LinkedIn sobre conteúdo que gera vendas:



Dica #6

Conquiste a confiança do outro antes de querer vender algo


Parece que, com o passar do tempo, nós viramos adultos cada vez mais egoístas, né? Damos algo já querendo outra coisa em troca, mas não é bem assim que as coisas deveriam acontecer...


Crie conexões profundas e de verdade.


Converse, troque ideias, aprenda algo novo com uma pessoa que você nem conhece e mora do outro lado do país. Isso é muito maneiro!


O mais importante é ser você mesmo: a internet já está cheia de pessoas "plastificadas".

Ah, por favor, não envie mensagens automáticas! Os inmails (mensagens privadas do LinkedIn) devem ser para iniciar uma conversa e não para ser uma caixa de spam.


Assista essa aula do módulo 4 em que falo dos 5 erros que você não pode cometer mais com esse tipo de mensagem:




Você está preparado para começar 2020 decolando no LinkedIn?


É muito bom criar amigos e parcerias como essa que o MINIMIZA fez com a Laíze. Um orgulho enorme ver esse projeto saindo do papel :)


Dia 09 de dezembro de 2019, segunda-feira, é o lançamento oficial do novo curso que criamos em parceria para ajudar você a decolar no LinkedIn em apenas 30 dias!

Desenvolvemos uma metodologia inovadora e totalmente possível para começar o ano com um novo gás.


Sabe como temos certeza que o que ensinamos dá certo? Porque aplicamos na prática e os resultados foram inacreditáveis!!!


O Decola em 30 no LinkedIn é um curso online para quem quer começar a gerar negócios na maior rede profissional do mundo, mas sem ser um vendedor chato!


Abriremos nossa estratégia e nossos resultados para os clientes irem até você.


Pra isso ficar mais interessante, criamos um planner que é um verdadeiro plano de ação que chamamos de MISSÃO para quem quer realmente decolar! Assista o vídeo abaixo para entender do que se trata essa missão:



Na segunda-feira, às 8h da manhã, você pode receber um e-mail com todos os detalhes e saber quais são os bônus exclusivos para quem quer estar com a gente nessa missão.


Para receber em primeira mão, inscreva-se na Newsletter Sem Firulas clicando aqui. Se você já está inscrito na Newsletter do MINIMIZA, pode ficar tranquilo, só não esquece de verificar o spam (porque às vezes o e-mail vai pra lá…).


E aí, bora decolar juntos?

Leia esse e outros textos no meu LinkedIn.