• Laís Vargas

6 dicas para deixar seus slides mais bonitos

Updated: Jun 26, 2018


Escuto muita gente ao meu redor falando que seus slides não são bonitos porque eles não têm criatividade ou porque não são designers.


Bom, eu também não sou designer, mas me preocupo muito com a aparência dos meus slides e consigo um ótimo resultado com ferramentas simples.


Neste texto quero compartilhar algumas dicas que me ajudam diariamente a criar slides mais bonitos (e, pasmem!, não faço nada sobrenatural e você pode fazer também).


Seguindo essas dicas, você vai perceber uma melhora significativa no visual dos seus slides, tenho certeza disso!


Dica #1

Seu slide é seu Twitter.


Esse é o que eu chamo de slide-bíblia: muito texto e nenhuma imagem.

Com o slide-bíblia, sempre surge aquela dúvida:

Isso é um PPT ou um Word?


Faça o possível para não colocar mais de 140 caracteres em um slide, principalmente se o seu público for um grande número de pessoas.


É fundamental ter apenas uma informação por slide. E esqueça os bullet points, eles são seus maiores inimigos!


Dica #2

Uma fonte diz muito sobre você.


Use 2 ou 3 fontes na sua apresentação, não mais que isso.

Esqueça as fontes do Word como Arial, Calibri e Times New Roman.


Invista em duas ou três fontes que se complementam, onde uma delas é mais “quadradona” e, a segunda, um pouco mais desenhada — ou seja, possuem estilos distintos.


Esse contraste ajuda na hora de transmitir a mensagem do slide, no qual você pode utilizar as duas fontes de diferentes tamanhos para direcionar a leitura e reforçar determinada palavra-chave.


Para se diferenciar, baixe suas próprias fontes!


Aqui estão alguns sites que podem te ajudar:


Dica #3

Paleta de cores não é arco-íris.



Infelizmente não podemos utilizar somente as cores que amamos.


Cada apresentação tem um motivo, um cliente e um público-alvo, então precisamos entender quais cores estão em sintonia com o projeto em questão.


Se é a apresentação institucional da sua empresa, utilize as cores da sua empresa; se é um projeto para um cliente, utilize as cores do seu cliente.


Para ajudar na composição, há alguns anos descobri o site Color Adobe que possui paletas de cores prontas! Ou seja, você escolhe uma cor que gostaria de utilizar e ele mostra uma série de cores complementares, já com o RGB específico para copiar e colar no PowerPoint.


Incrível, né? Vai lá e faz um teste!


Além desse, vale a pena conferir também:


Dica #4

Use e abuse dos ícones.


Um dos sites que mudou a minha vida na hora de criar meus slides foi o The Noun Project.


você encontra ícones de absolutamente TUDO, basta digitar em inglês o que você quer e uma enorme gama de ícones irá aparecer.


O melhor de tudo: todos os ícones são gratuitos e podem ser baixados em .png, basta fazer login com seu Facebook e pronto!


Meus slides mudaram radicalmente depois que descobri esse site e o considero primordial para criação de slides cleans e com uma única mensagem.


Você ainda pode digitar no Google e achar seu ícone! Basta digitar as palavras "icon" "png" "o nome do ícone que você quer".


Buscar em inglês é sempre a melhor opção ;)

Se não souber alguma palavra, procura rapidinho no Google Translator mesmo. É super fácil!


Dica #5

Imagem é tudo.


Fuja dos pixels!

Após os slides lotados de texto, esse é o segundo maior erro que as pessoas cometem: utilizar imagens e fotos em baixa resolução.


Uma foto pixelada ou distorcida mostra que você pouco se preocupa com a aparência e com os detalhes.


Além disso, você não precisa comprar imagens caríssimas em bancos de imagem, basta configurar o Google Imagens para buscar apenas “imagens em tamanho grande”.


A imagem precisa estar relacionada à mensagem central do slide, fazendo com que a plateia faça uma rápida associação e memorize o que você acabou de dizer.


Você também pode buscar imagens incríveis em:

Caso você precise de imagens para fins comerciais, prefira os bancos de imagem gratuitos. Não é legal usar uma foto maneira que você achou no Google e não fornecer os devidos créditos.


Dica #6

Inspire-se!



No meio de tanta apresentação, talvez você fique realmente sem ideias da melhor forma de apresentar seu projeto. Para isso, inspire-se!


Faça benchmarks e busque apresentações de diferentes áreas e projetos.

Aqui não tem receita de bolo!

Você pode buscar algo no SlideShare ou no Note & Point, mas o que eu gosto mesmo de fazer é digitar “Steve Jobs Presentation” no YouTube e assistir um milhão de vezes as Conferências da Apple.


Jobs era um gênio das apresentações!


Você irá perceber que o visual é super simples, mas obedece as cinco regras anteriores.

Você utiliza essas 5 dicas nas suas apresentações? Espero que esse texto ajude em sua próxima criação (e se ajudar mesmo, me manda um e-mail contando sua experiência, vou adorar saber).


Se você quer criar uma apresentação de alto impacto, mas não sabe como, entra em contato comigo através do Minimiza. Criamos apresentações sem firulas ;)

Leia esse e outros textos no meu LinkedIn.